Início » Para Celular » Como desativar o antivírus – Passo a passo para celular e PC

Como desativar o antivírus – Passo a passo para celular e PC

Os vírus de aparelhos eletrônicos estão espalhados por aí para roubar senhas e informações pessoais que sejam benéficas para os criminosos por trás deles. Os antivírus são uma das formas mais eficientes de prevenir que seu computador seja infectado por malware. Além de ajudar a detectar arquivos e sites que estão contaminados, eles também limpam o seu aparelho de arquivos suspeitos ou que não estão sendo utilizados.

No entanto, alguns antivírus são difíceis de serem desativados e podem causar problemas quando você deseja instalar outro no seu computador ou celular. Confira abaixo como desativar o antivírus de seu computador e celular.

Como desativar o antivírus do celular

Em muitos smartphones não existe uma opção para desinstalar o antivírus de maneira tradicional, como fazemos com outros aplicativos. Para fazer isso, você pode ir até as configurações de seu aparelho.

Através da opção “Configurações” ou “Definições” selecione a opção “Segurança”. Em seguida, clique sobre “Selecionar Administradores”. Retire a marcação na caixa do antivírus que você deseja desativar. Clique em “Desativar” para confirmar.

Dessa forma, o aplicativo do antivírus selecionado não atua mais como administrador no seu smartphone e você pode desinstalar o aplicativo se desejado.

Retorne em “Configurações” e entre em “Aplicativos”. Selecione o antivírus que quer desinstalar e clique sobre a opção “Desinstalar”. Em seguida, clique em “OK” para confirmar sua ação.

Como desativar o antivírus para PC

Para desativar o antivírus em computadores com o sistema Windows, há algumas opções pelas configurações do computador ou através do próprio antivírus.

Modo 1 – Como desativar antivírus no Windows

Vá no menu “Iniciar” e depois siga para “Configurações”. Nessa página, clique sobre “Atualização e Segurança” e, em seguida, sobre “Segurança do Windows”. Procure pela opção “Proteção contra vírus e ameaças”. Nessa página, clique em “Gerenciar configurações” (ou em “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”.

Como desativar Antivírus

Nessa aba, desmarque a opção “Proteção em tempo real” e selecione “Desativado”.

Como desativar antivírus no Windows

Modo 2 – Como desativar no próprio antivírus

Alguns antivírus para computador, como o Avast, há a opção para desativar e desinstalar dentro do aplicativo.

Abra o aplicativo do antivírus que deseja desinstalar . Em seguida, clique sobre o “Menu” e depois em “Configurações”. Procure pela aba “Soluções e Problemas” e, depois, clique em “Modo Passivo”. Nessa aba, encontre o interruptor vermelho e mude-o para verde. Abrirá uma aba para confirmar a mudança, clique em “Sim”.

Depois desse procedimento, o antivírus pede que o Windows seja reiniciado, portanto, selecione a opção “Reiniciar agora”. Depois de ser reiniciado, o antivírus ficará em modo passivo e não irá mais realizar procedimentos automáticos em seu computador. Se quiser, reativa-lo, faça o mesmo procedimento e clique sobre o botão verde para alterá-lo para a cor vermelha.
Como desativar antivírus

Modo 3

Computadores com sistema Windows já possuem também um antivírus instalado, criado pela própria Microsoft: o Windows Defender. Para desativá-lo, siga os passos abaixo.

Abra a página do Windows Defender e vá em “Configurações”. Em seguida, clique sobre “Proteção em tempo real” e desmarque a opção “Ativar proteção em tempo real”. Para concluir, clique em “Salvar alterações”.

Por que desativar o antivírus

Algumas pessoas preferem não ter um antivírus rodando o tempo todo pois ele consome bateria e memória do computador, o que diminui seu desempenho.

Como desativar antivírus no celular

Além disso, algumas pessoas possuem mais de um antivírus no computador, como as que utilizam computadores com Windows que já possui um antivírus instalado. Obviamente, não é possível que ambos os antivírus atuem ao mesmo tempo. Por isso, o sistema operacional fica sendo disputado por ambos os aplicativos e acabam deixando seu computador, ou celular, mais lento.

No entanto, aqueles que preferem deixar todos os antivírus de seus aparelhos desativados precisam estar cientes dos riscos, pois, nem sempre lembramos de varrer os arquivos antes de abri-los ou baixa-los no computador ou celular, e ainda menos, estamos protegidos contra sites maliciosos.

O ideal é que você escolha um antivírus que não consuma muita memória e que seja eficiente para as ações que você realiza diariamente. Outra opção, é que se você é um jogador e não quer abrir mão do desempenho do seu celular ou computador, escolha um aparelho que você utilize somente para isso, assim não comprometerá seus arquivos pessoais, e-mails e nem correrá o risco de perder informações como senhas de bancos e de redes sociais.

Comente