Início » Uncategorized » Vírus no Gmail: Como se livrar – Dicas de como se proteger desse mal

Vírus no Gmail: Como se livrar – Dicas de como se proteger desse mal

Os famosos e frequentes Spams que recebemos em nossos emails são as principais fontes de malwares em nossos computadores. Esses vírus costumam estar em links ou anexos dentro das mensagens que recebemos e muitas vezes, por descuido ou engano acabamos sendo pegos por eles. Pensando nisso, nós montamos um passo a passo com dicas que irão  te ajudar a se livrar dos vírus no Gmail, uma das principais e mais usadas ferramentas de correio eletrônico da internet.

vírus no Gmail

Nesse passo a passo você não vai precisar baixar nenhum programa, isso por que para se livrar dos vírus no Gmail é necessário seguir alguns procedimentos para evitar que o seu computador seja invadido. Vamos lá!

Passo a Passo para nunca mais baixar vírus no Gmail

Passo 1 – Identifique e-mails suspeitos

O primeiro passo de todos é aprender a identificar e-mails suspeitos. Sabe aqueles emails que oferecem algum tipo de premiação? Pois então, normalmente esses são os mais clássicos emails de vírus. Se receber qualquer mensagem desse tipo, nunca clique em nenhum link ou baixe qualquer anexo. 

O cuidado deve ser redobrado quando essas mensagens pedem para que algumas informações pessoais sejam enviadas. Nunca passe informações como números de documentos ou senhas.

Passo 2 – Desconfie dos “Boletos” recebidos

Desconfie daqueles e-mails sobre boletos. Sempre verifique qual o remetente, se estiver em nome de pessoas física ou de alguma loja em que você nunca fez compras, já é uma pista de que a mensagem é maliciosa. Outra pista é quando o mesmo e-mail foi enviado para várias pessoas além de você. Você pode conferir isso na aba logo abaixo do nome do remetente.

Passo 3 – Cuidado com arquivos em anexo

Se você recebeu algum anexo e ao baixar percebeu que se trata de um arquivo .exe , não abra o arquivo. Exclua do seu computador e em seguida faça uma verificação da máquina com o seu antivírus.

Arquivos .exe são arquivos de programas, sendo assim, ao clicar sobre ele algum tipo de software será instalado no seu computador.

Passo 4 – Não clique em links de desconhecidos

Não clique em links enviados por remetentes desconhecidos. Esses endereços podem te direcionar para alguma página suspeita ou começar um download em sua máquina de algum conteúdo malicioso.

Passo 5 – Empresas não pedem senhas por e-mail

Lembre-se que as empresas não pedem para que informações como senhas de cartão, banco ou qualquer outra sejam enviadas por e-mail. Dessa forma, se receber qualquer mensagem, mesmo de alguma empresa conhecida, pedindo para que envie esses dados, o e-mail é falso.

Passo 6 – O último e mais importante

Mantenha o antivírus do seu computador atualizado. Essa parece uma dica óbvia, mas a verdade é que muitas vezes nós acabamos deixando as atualizações do antivírus das nossas máquinas para mais tarde e esquecemos. Esse é um erro grave pois, um antivírus atualizado barra muitos arquivos suspeitos antes mesmo de serem baixados no PC.

Mas e se o computador já foi infectado por algum vírus no Gmail?

Se você desconfia que o seu computador já foi infectado por algum vírus proveniente do seu Gmail a primeira coisa a se fazer é uma varredura na máquina.

Para isso acesse o seu antivírus e faça um escaneamento da máquina. Caso algum vírus seja encontrado siga os passos indicados por seu antivírus para eliminá-lo de seu sistema.

Ainda não tem um antivírus instalado? Então confira esses artigos sobre alguns dos antivírus mais usados do mercado.

Psafe Antivírus – Como usar os Recursos, Avaliação e Tutorial de Download

Microsoft Security Essentials – Recursos, Avaliação e Donwload

Os 7 melhores antivírus sem anúncios para usar no PC e Celular em 2020

Após a eliminação do vírus o ideal é alterar todas as suas senhas de acesso em sites, emails e etc.

Seguindo esses passos, com certeza o perigo de contrair um vírus em sua máquina será muito menor.

E se quiser saber mais sobre a segurança da sua conta do Google, dá uma olhadinha nesse artigo onde o próprio suporte do Google dá dicas valiosas pra tornar os seus acessos mais seguros.

Esse foi o nosso passo a passo para se livrar dos vírus no Gmail. E você, já sofreu com algum tipo de vírus? Conta pra gente nos comentários.

Gil Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente