Início » Para Celular » Como tirar vírus do celular – Passo a passo para remover vírus do Android

Como tirar vírus do celular – Passo a passo para remover vírus do Android

Desde que a internet se popularizou no início dos anos 2000, uma das coisas que mais incomodam usuários são os famosos vírus. Mas se antes essa era uma dor de cabeça apenas para PCs e Notebooks, hoje em dia também atinge celulares. Como se tornou algo comum, é muito importante saber como tirar vírus do celular.

Hoje vamos ver como você pode eliminar vírus no seu celular Android. É um processo simples, confira no texto o passo a passo para resolver esse problema.

Como tirar vírus do celular

Como tirar vírus do seu celular Android

O Android é um dos sistemas mais usados atualmente, por isso se torna um alvo comum de vírus. A maneira mais fácil de removê-los do seu celular é utilizando um antivírus.

Veja mais: Como saber se o Android está com vírus.

Você pode utilizar tanto o antivírus do seu PC quanto instalar um no seu aparelho através do Google Play. Para remover vírus pelo computador, basta conectar o celular no seu PC e desbloquear a tela para poder acessá-lo. Feito isso, abra o antivírus do computador e faça um escaneamento no dispositivo conectado.

Mas se você preferir fazer isso diretamente no seu celular Android, é só baixar um antivírus no Google Play. Lá tem diversas opções gratuitas de aplicativos, entre elas o Avast, que será o aplicativo utilizado de modelo para este tutorial.

O Avast é um dos antivírus gratuitos mais populares e bem avaliados para Android. Tem recursos como bloqueador de chamadas, firewall para proteger a navegação e limpeza remota da memória do seu aparelho. Aqui você pode ver mais sobre esse antivírus.

Veja o passo a passo de como tirar vírus do celular utilizando o Avast Antivírus:

  • Instale o aplicativo do Avast disponível no Google Play;
  • Abra o aplicativo;
  • Selecione a opção “Virus Scanner”;
  • Se o aplicativo encontrar alguma ameaça, irá aparecer uma relação dos arquivos infectados e a opção “Resolve All”;
  • Se você quiser excluir todos os arquivos infectados, clique em “Remove All” e confirme.

É isso aí! Agora realize alguns testes nas funcionalidades do celular para ver se o problema realmente foi resolvido. E vale lembrar que este processo é apenas para o Avast, em outros aplicativos ele pode ser diferente.

Mas caso o antivírus não resolva seu problema, então será preciso resolver manualmente.

Como tirar vírus manualmente

O Android tem um modo de segurança através do qual você pode deletar aplicativos infectados. O modo desativa qualquer acesso a aplicativos baixados do Google Play, impedindo que eles rodem no sistema do celular.

Veja como entrar no modo de segurança do seu aparelho:

  • Segure o botão de desligar para acessar o menu com as opções de desligamento ou reinicialização.
  • Clique e segure a opção “Desligar” até aparecer a mensagem para reiniciar o sistema no modo de segurança.
  • Confirme e aguarde o aparelho reiniciar. Em algum canto da tela terá uma marca d’água do “Modo de Segurança”.

Quando o sistema reiniciar no modo de segurança, vá ao menu de “Configurações” e depois selecione “Aplicativos”. Na lista de aplicativos baixados, tente localizar o app malicioso que trouxe problemas ao seu dispositivo. Para isso, procure por um aplicativo que você não tenha baixado ou tente lembrar em que momento o sistema começou a apresentar problemas.

Selecione o aplicativo e clique em “Desinstalar” para removê-lo. Se o app for deletado, reinicie o celular normalmente – ou seja, sem entrar no Modo de Segurança –, e o vírus deverá ter sido removido junto com o aplicativo.

Mas se não for possível desinstalar o app, pode haver alguma restrição de acesso. Veja como remover essa restrição:

  • No menu de Configurações, clique em Segurança e depois em Administradores de Dispositivo;
  • Localize o aplicativo que você deseja deletar e clique na caixinha próxima a ele para desmarcá-lo;
  • Agora realize novamente o procedimento de desinstalação do aplicativo.

Se ainda assim não der certo e seu celular seguir com vírus, a opção que sobra é restaurar seu Android para as configurações de fábrica. Com isso você perde os seus arquivos e dados pessoais, mas provavelmente será a única maneira de salvar o aparelho.

Outros antivírus gratuitos para Android

Mesmo que você resolva o problema de vírus manualmente, é importante manter um antivírus protegendo o sistema do seu celular.

Além do Avast, existem alguns outros antivírus gratuitos e bem avaliados no Google Play. Aqui já foram listados os cinco melhores antivírus gratuito para Android em 2020. Mas ainda há outros:

  • Avira: antivírus que oferece proteção contra ameaças e recursos de limpeza do telefone. Ele faz o escaneamento dos seus documentos e aplicativos, e apaga os arquivos maliciosos. Também protege a privacidade com VPN grátis.
  • AVG: apresenta funções como proteção contra vírus e malware, localizador de telefone, eliminador de tarefas e bloqueador de aplicativos. Além disso, ainda conta com verificador de Wi-Fi e cofre de imagens para proteção contra ameaças à privacidade e identidade online.
  • Safe Security: Proteção para telefones Android com Speed ​​Booster, limpador de lixo eletrônico, anti-spyware e removedor de vírus.
  • AVL: o ponto forte deste antivírus é a sua leveza. Afinal, aplicativos que consomem pouco do hardware economizam bateria e deixam o dispositivo mais rápido. O AVL também é simples de usar e oferece um bom nível de recursos.

Comente