Início » Para Celular » O que você precisa saber sobre vírus no Android para proteger seu celular

O que você precisa saber sobre vírus no Android para proteger seu celular

Vírus no Android parece algo distante para você? Comece a pensar diferente. Hoje em dia, a preferência dos hackers em disseminar vírus no Android aumentou bastante e você pode se tornar a próxima vítima.

Por causa disso, e para que você comece a pensar com mais calma sobre o assunto, resolvemos separar algumas informações que lhe ajudam a entender os vírus no Android.

Vírus no Android: por que você precisa prestar atenção?

Estamos vivendo em uma era globalizada e com extremo uso da tecnologia. Uma delas está em nossas mãos por uma boa parte de nossos dias: o smartphone.

remover virus celular android

É fácil perceber o quão essencial um aparelho tão pequeno se tornou, afinal nele estão contidas nossas informações e dados privados (como número de cartão de crédito, contatos, endereços e senhas) e que em posse de pessoas erradas pode criar muita dor de cabeça.

Grande parte dos smartphones possui o sistema operacional Android, o que potencializa ainda mais o interesse de criminosos em atacar os usuários.

Imagine que milhares de tentativas de ataques a celulares com esse sistema estejam acontecendo no momento em que você está lendo esse texto. Seu smartphone não está seguro sem algumas precauções e conhecimento prévio sobre como os vírus no Android.

Pode parecer óbvio para alguns, mas para outros saber como se pega um vírus no celular, o que ele faz no aparelho, como descobrir a existência do mesmo e outras informações precisam ser pontuadas.

Como se pega vírus no Android?

Uma das principais dúvidas é de que forma se pega vírus no Android.

vírus em android

O smartphone é vulnerável e pode ser alvo de vírus de algumas formas. Uma das mais comuns é quando você faz o download de um aplicativo infectado, o que ocorre se ingenuamente você acredita que este é um arquivo oficial, quando ele não passa de um vírus.

Isso pode ser evitado de maneira simples: você sempre deve fazer o download de aplicativos na loja oficial do seu smartphone, no caso a Google Play. 

Outra forma de ataque de vírus no Android se dá por meio do acesso a links maliciosos e arquivos infectados que você recebe através de mensagens em aplicativos de conversa, nas redes sociais, por SMS e até por e-mail.

Sempre, mesmo que seja enviado por alguém conhecido, procure ter atenção ao link antes de acessá-lo. A pessoa que lhe enviou pode já ter caído na armadilha e automaticamente enviar para os contatos, por isso tome muito cuidado.

O que o vírus no Android causa?

Os malefícios e problemas que um vírus no Android pode causar variam conforme o tipo de ataque que os criminosos resolveram tomar.

ilustração vírus em celular

Podemos citar o que é comumente visível em um Android infectado:

  • Fazer com que o aparelho fique lento,
  • Modificar e danificar arquivos existentes,
  • Enviar mensagens com links maliciosos para seus contatos,
  • Fazer compras usando a sua identidade,
  • Afetar de maneira significativa a bateria do smartphone.

Para evitar esses e tantos outros problemas que um vírus no Android pode provocar, é fundamental que você saiba como tirar vírus do celular. É importante que você leia o que já escrevemos sobre o assunto para se precaver!

Será que você já tem algum vírus no Android?

De modo geral, assim como as possibilidades de malefícios que um vírus no Android causa, você pode ficar de olho em alguns sinais claros em seu smartphone que podem apontar se há a presença de algum malware.

vírus no celular

Entre os sinais, podemos destacar os abaixo como os mais comuns:

  • Lentidão óbvia no uso do aparelho,
  • Consumo de bateria está muito maior do que o normal,
  • Celular se desligando sozinho,
  • Aplicativos que se fecham de supetão,
  • Notificações de publicidade excessivas,
  • Movimentos estranhos em suas redes sociais – veja se há curtidas, postagens e compartilhamentos que não foi você quem fez,
  • Aplicativos que foram instalados do nada,
  • Aplicativos que pedem registro constante de seus dados,
  • Conta do celular ficando mais cara (ou créditos que acabam mais rápido).

Identificar esses sinais é importante para um diagnóstico de vírus no Android. Não se desespere, é claro. Você pode seguir as dicas de como remover um vírus do aparelho celular para deixar o aparelho novo em folha!

Comente