Início » Para Celular » Os 8 Tipos de Vírus mais comuns e Dicas para evitá-los

Os 8 Tipos de Vírus mais comuns e Dicas para evitá-los

Vírus de computador são softwares, ou códigos maliciosos, programados para interferir no funcionamento das suas máquinas.

Os vírus podem se alastrar em vários computadores e redes, criando cópias deles mesmos nos seus dispositivos, danificando computadores e causando aborrecimentos ou até mesmo prejuízos dos mais variados.

Existem vários tipos de vírus, e é fundamental saber como se proteger de cada um deles.

Neste texto vamos falar um pouco sobre cada um, e qual a melhor maneira de evitar a contaminação do seu dispositivo – seja celulares, computadores ou notebooks.

Classificação dos vírus

vírus mais comuns em dispositivos

Os vírus de computador podem ser classificados através da forma como infectam seu equipamento. São eles:

☑️ Vírus de ação direta: São vírus programados para “passar” por seu computador.

O que isso significa? Eles entram na máquina, se espalhando por arquivos de um tipo específico (.com ou .exe, geralmente). São os mais existentes e os mais fáceis de projetar.

☑️ Vírus residente: permanecem na memória principal do seu computador (RAM), continuando a operar mesmo após você ter se livrado do responsável pela infestação,

☑️ Vírus multipartite: vírus que são extremamente versáteis, pois dobram sua velocidade de disseminação visando tanto seus arquivos quanto o espaço de inicialização,

☑️ Vírus polimórficos: vírus considerados mutantes devido ao fato de mudarem de forma para evitar a detecção, mantendo a sua capacidade como ameaça,

☑️ Vírus de macro: vírus escritos em linguagem de macro, com a intenção de integrá-los a softwares que permitem mini programas de macro, como o Microsoft Word.

8 Vírus mais comuns

vírus em dispositivos

Dentro destas categorias citadas de vírus, existem 8 vírus que são atualmente considerados os mais comuns e responsáveis pelos problemas enfrentados pelos usuários em seus dispositivos.

Veja quais são esses vírus e como eles agem.

Cavalo de Troia

É um dos vírus mais comuns. Ele abre uma “porta” no computador, deixando todo o sistema vulnerável a outros vírus.

Esse tipo de vírus se esconde no seu dispositivo, podendo, entre outros danos, decodificar mensagens e descobrir senhas de bancos e redes sociais.

Normalmente é instalado ao fazer download de algum arquivo ou quando algum link infectado é aberto.

Spyware

O spyware é um malware projetado para espionar usuários, salvar suas senhas, informações de cartão de crédito, entre outros dados pessoais e padrões de comportamento online, criando uma linha de vazamento de dados.

Worms

Esse tipo de malware visa infectar redes inteiras de dispositivos, pulando de máquina para máquina de forma rápida.

Ransomware

Esse vírus bloqueia diretamente o acesso aos arquivos e programas do dispositivo infectado, “escondendo” seus arquivos e impedindo que você acesse qualquer coisa dentro do dispositivo.

A liberação só acontece depois de atender ao pedido dos hackers. Além disso, pode danificar dispositivos e redes inteiras de comunicação.

Normalmente, esse vírus se alastra pela instalação de aplicativos, abertura de links e até mesmo atualização de programas.

Autorun

alerta de vírus

A infecção pelo autorun acontece através da conexão de pendrives e HD externos ao seu computador.

O autorun utiliza arquivos de instalação automática, que se instalam no computador e infecta todos os outros programas e arquivos.

Kilim

Esse vírus é capaz de realizar ações remotas dentro de redes sociais.

Dentro dessas redes, esse vírus envia mensagens e ainda pode acessar as senhas do usuário.

Majava

O Majava é um vírus feito para infectar a plataforma Java, muito utilizada para o desenvolvimento da programação de computador.

Esse vírus pode não só danificar de maneira profunda o sistema, mas também providenciar o acesso a todos os dados daquela máquina.

Adware

Esse tipo de malware inunda os computadores com anúncios indesejados, abrindo brechas na segurança e deixando os dispositivos vulneráveis para outros malwares invadirem.

Dicas rápidas para evitar vírus

📌 Não clique em links duvidosos,proteção contra vírus icon

📌 Desconfie de mensagens que informam que seu computador está infectado,

📌 Não abra anexos de e-mail desconhecidos ou não solicitados,

📌 Evite utilizar programas de fontes desconhecidas,

📌 Não ative macros no Microsoft Office,

📌 Só faça downloads em sites e aplicativos confiáveis,

📌 Tenha um bom antivírus, e procure mantê-lo sempre atualizado.

Você já sofreu com algum vírus em seu dispositivo? Conte para a gente o ocorrido!

Comente