Início » Para Celular » Vírus no Whatsapp – Como identificar, Remover e Evitar com bons antivírus

Vírus no Whatsapp – Como identificar, Remover e Evitar com bons antivírus

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação instantânea que opera em todo o mundo desde 2009. Desde o lançamento o aplicativo já sofreu diversas atualizações a fim de melhorar o desempenho e atender às necessidades e preferências dos usuários. Contudo, a segurança do seu celular pode ser comprometida caso algum vírus atinja o aplicativo.

Para saber identificar conteúdos comprometedores e evitar que o seu aparelho celular seja contaminado por vírus, spam e outros sistemas indesejados, é importante conhecer como eles funcionam e quem os controla. Além disso, é fundamental aderir a um programa capaz de eliminar qualquer ameaça de forma prática e efetiva.

Como saber se o seu Whatsapp está com vírus

Os vírus digitais são softwares desenvolvidos por programadores com intenções maliciosas. Eles atuam como um vírus biológico, se instalando e se multiplicando a fim de infectar outros celulares. Geralmente, esses vírus são elaborados por hackers cujo objetivo é cometer crimes digitais → Veja aqui quais os tipos de vírus mais comuns 

Os vírus costumam operar de modo semelhante, captando os dados dos usuários para obter informações em favor próprio. Quando conseguem atingir os celulares os vírus propagam uma série de intervenções fazendo com que o aparelho não funcione de forma efetiva e, assim, prejudicam o usuário.

Os vírus podem ser identificados por conta da forma em que chegam até o usuário. Seja por mensagens duvidosas, propagandas onlines, links incomuns, a intenção deles é fazer com que o usuário clique no conteúdo e com isso possam aplicar um pishing ou malware. 

A partir do acesso o vírus ganha força, se instala no aparelho e começa a gerar as consequências. Por isso, ao duvidar de algum conteúdo evite clicar e confirme a veracidade se for possível.

Como remover vírus do Whatsapp

Quais são os vírus mais comuns no Whatsapp?

Os golpes não se diferenciam uns dos outros e, na maioria das vezes, prometem recursos surpreendentes aos usuários. Eles costumam surgir como propagandas, mensagens, spams, vídeos, links, e-mails e imagens

Fique atento diante desse tipo de conteúdo e não forneça informações pessoais como número de identidade, CPF e dados bancários, principalmente quando a solicitação por essas informações forem solicitadas por um número desconhecido.

No entanto, caso esses dados sejam solicitados por um número conhecido, opte por esclarecer a dúvida mandando uma mensagem de confirmação para o conhecido. Se não souber que infeção se trata, verifique se há alguma contaminação do aparelho, pois a chance de isso ter acontecido é grande.

O essencial é pensar duas vezes antes de clicar em qualquer conteúdo, pois por mais atrativo e surpreendente que a informação seja, ela pode ser perigosa e gerar sérios danos para o seu celular. Além disso, você pode ter informações pessoais e íntimas divulgadas dependendo das intenções desses vírus e de quem os controla.

Vírus no Whatsapp

Como eliminar os vírus do Whatsapp?

Mesmo tendo cuidado para não ser atingido por vírus, os usuários sempre estão sujeitos a esse risco. Por isso, caso você tenha o seu aparelho infectado por esses softwares são fundamentais tomar algumas providências para não se prejudicar.

O primeiro passo é alertar os seus contatos sobre o problema a fim de evitar que eles também sejam vítimas, pois o seu celular tende a entrar em contato com os deles para se multiplicar.

Outra atitude que deve ser tomada é cancelar todos os serviços que estejam vinculados ao seu número de cadastro, pois o vírus pode atuar de muitas formas se tiver acesso a diferentes tipos de informações que estejam vinculadas a sua conta.

O último passo, mas o mais importante é instalar um antivírus no seu celular. Porém, é crucial fazer o download do antivírus em uma plataforma original. Também é necessário que o conteúdo possua boas avaliações do usuário para atestar a credibilidade.

Quais programas antivírus utilizar?

Para deixar o seu celular seguro contra a proliferação de vírus é crucial instalar um antivírus com excelente desempenho. Para isso, procure no buscador da loja virtual vinculada ao seu aparelho, um antivírus bem avaliado.

Entre os aplicativos mais conhecidos e bem recomendados estão:

Ao buscar pelo antivírus é fundamental verificar qual atende melhor suas necessidades. Além disso, existem aplicativos gratuitos e pagos, de acordo com suas pretensões. O mais importante é garantir um antivírus para que o seu aparelho não seja contaminado.

Comente