Início » Para Celular » Diferenças entre Malware e Vírus – Entenda de uma vez por todas

Diferenças entre Malware e Vírus – Entenda de uma vez por todas

Tanto o vírus quanto o malware afetam celulares, computadores e até tablets. Os vírus são formas de malwares, mas nem todo malware pode ser considerado vírus.

Existem algumas diferenças entre um vírus e um malware. É importante conhecê-las para saber como reagir em cada uma das situações.

Conheça as características de cada um e veja as diferenças, além de saber como removê-los e quais os antivírus que você pode usar!

O que é Malware?

diferença entre malware e vírus

Basicamente, um malware é um programa malicioso que se instala em celulares ou computadores com o intuito de roubar dados.

É o termo mais abrangente das ameaças virtuais, incluindo muitas pragas virtuais:

☠️ Spywares,

☠️ Adwares,

☠️ Phishing,

☠️ Ransomwares,

☠️ Worms,

☠️ Rootkits,

☠️ Trojans,

☠️ Sequestradores de navegador,

☠️ Vírus.

O termo malware foi criado a partir da união de duas palavras em inglês: malicious e software, ou seja, é um “software malicioso”.

malware

É um software maligno que acessa todas as informações do dispositivo sem que o usuário saiba. Isso pode ser um grande problema, já que é cada dia mais comum usuários utilizarem seus smartphones ou computadores para acessar informações bancárias.

Como se livrar de um malware?

logo proteção pcA prevenção é sempre a melhor solução.

A primeira atitude para se proteger contra malware é ter um bom antivírus. Existem excelentes para computadores e também para celulares. Alguns gratuitos e outros pagos. Basta analisar e decidir qual o melhor para sua necessidade.

Os melhores antivírus são capazes de identificar e remover as ameaças de malwares.

Outro ponto é investir em um firewall, principalmente se você quer proteger dispositivos de uma empresa.

O firewall tem a função de autorizar somente os usuários e aplicações autorizadas possam se comunicar. Ou seja, fará a troca de dados da sua rede, identificando logo no início uma tentativa de acesso de um usuário malicioso.

O que é Vírus?

virus ou malware

O vírus é um tipo de malware.

Ele é capaz de se instalar no dispositivo, seja computador ou celular, e executar funções sem autorização do usuário, causando transtornos e prejuízos a pessoas e empresas.

Existem vários tipos de vírus diferentes e, cada um deles é criado com um intuito diferente. Porém, no geral todos procuram prejudicar os usuários.

O vírus tem um característica bastante peculiar, diferente de outros malwares: para que ele afete a máquina é preciso que tenha interação com o usuário, como clicar em um link malicioso ou abrir algum arquivo.

Inclusive, o modo de reprodução é o que mais diferencia o vírus de outros malwares. O vírus é considerado um malware que não pode se reproduzir sozinho.

Basicamente, é um código (ou programa) malicioso que tem modifica a forma como seu dispositivo funciona. E, além disso, se propaga de uma máquina para outra. Podendo ser enviado por e-mail, por exemplo.

Ele pode ser anexado ou inserido junto com outro programa legítimo, ou ainda algum arquivo.

Como se livrar de um vírus?

O vírus é um tipo de malware, portanto a maneira de se livrar dele é a mesma que qualquer outro malware.

proteção contra vírus iconA prevenção é sempre o ideal, por isso procure ter um bom antivírus instalado em seu computador ou celular.

O mais importante é realizar uma varredura frequente em qualquer um dos seus dispositivos. Isso irá garantir que nenhum vírus ou outro tipo de malware afete sua máquina, roubando seus dados e causando grandes problemas.

Os melhores antivírus são capazes de identificar uma possível ameaça de vírus ou de outro software malicioso.

E, assim que são localizados ele informará o usuário, que poderá iniciar a limpeza imediatamente. O próprio app antivírus fará essa limpeza, eliminando toda e qualquer ameaça, mantendo sem aparelho em segurança.

Melhores antivírus contra malwares

Existem vários programas antivírus e antimalwares muito bons. Alguns são gratuitos e outros são pagos. Escolha sempre aquele que melhor irá proteger todos os seus seus dispositivos.

Alguns são pagos, mas estendem a proteção para o computador, celular e outros dispositivos. Dessa forma você pode proteger várias máquinas e investir pouco por isso.

Veja a lista dos melhores antivírus:

☑️ Avast,

☑️ Kaspersky,escudo proteção icon

☑️ Norton,

☑️ Malwarebytes Premium,

☑️ Webroot SecureAnywhere,

☑️ Zemana,

☑️ Bitdefender Total Security 2019,

☑️ Anti-malware Emsisoft.

Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor solução. Portanto, instale hoje mesmo um bom antivírus em seus dispositivos e mantenha-se protegido contra malwares.

Comente