Início » Para Celular » Vírus mais poderosos para celular: O que fazer? Como se prevenir?

Vírus mais poderosos para celular: O que fazer? Como se prevenir?

O uso de vírus para infectar dispositivos conectados à internet começou com os computadores e se estende até os dias de hoje com ataques realizados também aos celulares, principalmente para roubar informações sigilosas e financeiras.

Aqui, apresentamos os vírus mais poderosos para celular, inclusive os mais frequentes, e fornecemos dicas para se prevenir contra eles. Saiba como eles funcionam e como se proteger.

vírus no celular

Principais vírus para celular

E quais seriam, especificamente, os vírus mais famosos e poderosos atualmente?

Preparamos uma lista com os principais (alguns existem há vários anos, inclusive):

☠️ Cavalo de Troia

Também chamado de Trojan Horse, esse vírus é um malware que tem nome autoexplicativo: ele vem disfarçado como algo seguro e bom, geralmente dentro de arquivos que podem ser baixados facilmente na internet.

Quando infecta o celular, o vírus faz ações programadas no dispositivo, conseguindo roubar dados pessoais e financeiros, com grande chance de causar prejuízo ao dono do smartphone.

A boa notícia é que a maioria dos antivírus disponíveis no mercado consegue identificar e bloquear a ação do Cavalo de Troia, protegendo o aparelho e dados, caso esteja instalado no celular.

☠️ Ransomware

O ransomware é um tipo de vírus que infecta o celular, bloqueia o acesso a arquivos e aplicativos, além de esconder o conteúdo armazenado no dispositivo por tempo indeterminado.

Tudo que está no celular só é liberado depois que o dono do aparelho cumprir o pedido do hacker, que normalmente envolve uma transação financeira, como transferência de dinheiro ou bitcoins.

Esse vírus, que danifica o dispositivo, redes de comunicação e armazenamento de dados, pode ser instalado por meio de aplicativos e abertura de links de fontes não seguras.

☠️ Loapi

vírus em android

O loapi é um vírus multitarefa que infecta aparelhos com sistema operacional Android e altera profundamente as funções dos celulares.

Ele se espalha por meio de anúncios de antivírus e também em aplicativos com conteúdo adulto.

Assim que instalado, o loapi assume a função de administrador do aparelho e modifica seus módulos, passando a controlar mensagens de texto, assinar serviços, usar recursos (como a internet) para transações com criptomoeda, entre outros.

Como o vírus gera uma carga altíssima de trabalho do aparelho, normalmente ele provoca um superaquecimento, o que acaba comprometendo o desempenho do smartphone e deforma sua bateria.

☠️ Keylogger

O Keylogger é um vírus que consegue capturar tudo o que é digitado pelo usuário do celular, portanto, consegue ler mensagens, documentos pessoais e senhas de e-mail, redes sociais e banco.

Um ponto interessante a ser ressaltado sobre o Keylogger é que normalmente ele vem embutido em outros tipos de vírus mais complexos, para facilitar o acesso a informações confidenciais.

Como se prevenir de vírus para celular?

O usuário do celular pode se prevenir e evitar a infecção do aparelho de diferentes formas. proteção contra vírus icon

Abaixo, listamos as mais eficazes e que entregam resultados em curto e longo prazo. Confira:

✔️ Baixe e instale um antivírus. Há vários gratuitos e pagos, basta escolher o que melhor atender suas necessidades. Tenha o cuidado de fazer o download diretamente da loja de aplicativos de seu smartphone ou no site oficial da empresa,

✔️ Não baixe arquivos de fontes não seguras e desconhecidas, principalmente os executáveis (*.exe, *.bat, *.js, *cmd, *scr) ou zipados (.zip, .rar, .7z),

✔️ Não abra links de origem desconhecida, sobretudo os que são encaminhados por SMS, MMS e e-mail,

✔️ Desconfie de mensagens com promoções irresistíveis, com preços muito abaixo do mercado, e não clique no link,

✔️ Desative a opção de instalação automática de aplicativos, para evitar o download de arquivos infectados,

✔️ Tenha a versão mais recente do sistema operacional de seu celular, porque ela é desenvolvida para reduzir vulnerabilidades que podem facilitar a contaminação por vírus.

O que fazer quando o celular foi contaminado?

Se ainda tiver controle do aparelho, instale um antivírus de uma marca reconhecida e que também ofereça garantias de retirada do vírus. escudo proteção icon

Normalmente, a ferramenta consegue removê-lo com sucesso.

📍 Uma alternativa é tentar remover manualmente os aplicativos desconhecidos de seu smartphone, que podem ser acessados no menu de configurações do aparelho.

Não conseguiu remover vírus mesmo assim?

📍 Uma solução mais drástica que pode ser tentada é fazer um reset do aparelho, voltando-o à versão de fábrica.

No entanto, é importante lembrar que essa opção pode levar à perda definitiva de dados armazenados no aparelho.

Comente